sábado, 30 de julho de 2011

J. K. Rowling


O final da série cinematográfica Harry Potter me fez refletir sobre o assunto. Não sou muito fã do bruxinho, apesar de ter gostado muito do terceiro e quarto filmes. Mas reconheço que a J. K. Rowling é uma boa escritora. Li o primeiro livro e achei terrível, infantil demais, assim como os dois primeiros filmes.
A composição do personagem e dos locais foi plagiado da revista em quadrinhos Livros da Magia, publicados pela Vertigo. Mas depois de um primeiro momento ela se desenvolveu como escritora e usou sua criatividade pra escrever uma história realmente sua.

Por mais crítico que voce possa ser em relação aos seus livros, no mínimo ela incentivou a muitas crianças a ler. Mesmo que a literatura seja um pouco fraca, pelo menos ela inseriu um novo hábito, o da leitura, e com isso pode fazer com que os jovens busquem novos livros depois de ler o final de Harry Potter. Acho que é a mesma coisa sobre Paulo Coelho e romances espíritas. Mesmo ruins, são bons. Leitura nunca é desperdiçada. Melhor do que ficar vendo BBB.

Claro que livros como Senhor dos Anéis e as Guerra dos Tronos, fantasia como HP, dá de 10 a zero. Mas ele também tem sua fatia de leitores. Quem sabe depois de ler HP ele não tenha curiosidade em ler estes...

Um comentário:

  1. Não tenho curiosidade de ler e nem assistir HP. Quanto ao seu comentário lá no blog, eu não me acho parecida de rosto com a Adele.
    Big Beijos

    ResponderExcluir