segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O mundo real dos filmes medievais


Depois que a gente vai lendo mais, se aprofundando em alguns assuntos, percebemos que a história que nos é contada é errada. Gostaria e ver mais filmes com histórias reais e não adaptadas ao público atual. Quando vemos filmes medievais, além das roupas antigas, dos castelos e toda aquela pompa, o resto da história é igualzinha aos nossos tempos atuais. Irrita-me às vezes.

- Sabia que o amor romântico, como conhecemos hoje, onde um homem e uma mulher só se casam por amor é uma coisa recente? Só a partir do século 19 começou algo assim e se consolidou no século 20. Antigamente se casavam para unir famílias, filho de um já era prometido para outro pelos pais. Não tinha essa história de escolher com quem quer casar.

- Ter escravos era a coisa mais normal do mundo até o começo do século 20. Todo mundo tinha escravos. Até Zumbi tinha seus próprios escravos no Quilombo dos Palmares. Seja por prisioneiros de guerra ou comércio de pessoas, sempre teve pessoas que tinham que trabalhar pra ter sua liberdade. Não eram só os vilões malvados que gostavam de aprisionar outros.

- A Europa antigamente tinha uma porção de tribos. A sociedade só evoluiu quando os romanos dominaram tudo e impuseram seu estilo de vida, assim como os Estados Unidos fazem conosco nos dias atuais.

- O sentido de propriedade que temos hoje é diferente de antigamente. Antes tudo o que você tinha era do rei. Então se ele chegasse a sua casa e exigisse todo o seu dinheiro, seus barcos, sua casa para ajudar as tropas na guerra, você era obrigado a conceder. Se você era nobre e tinha terras e casas, poderia se considerar sortudo. Os pobres nunca conseguiriam suas próprias terras. Nem se eles trabalhassem muito e tentasse comprar. Não existia comércio de casas e terras como atualmente. A história que qualquer um trabalhando duro pode vencer na vida só existe hoje.

Até o dinheiro não era tanto usado. As pessoas davam mais importância às terras. Por isso havia tantas guerras. Eram guerras por mais terras. Terra significava riqueza.
Gostaria de ver uma história contada assim nos cinemas. Sem fru-fru. Uma história fictícia, mas com um mundo bem real, para termos uma imersão maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário