domingo, 31 de outubro de 2010

Livro vira filme bom?

Sempre que eu quero ver um filme onde já existe um livro no qual ele foi baseado, fico na dúvida se devo ler o livro primeiro ou não. Sempre quero ler o livro, mas fico tentado a ver o filme antes pois é mais rápido e prático. Mas será que depois de ver o filme, terei vontade de ler o livro? Afinal, já saberei o final da história e perderá a graça.

Depois de várias decepções, digo que deve-se sempre ler o livro antes de ver o filme. E se ver o filme, deve-se ler o livro depois também pra ter a real idéia do que o autor quis passar. Quando vejo o filme sem ter lido o livro, me divirto com ele. Mas se li o livro, aquelas duas horas se tornam uma verdadeira tortura, vendo como jogaram a história no lixo.

A minha decepção mais recente foi "As Brumas de Avalon", uma das sagas mais marcantes que li, principalmente pelo desenvolvimento dos personagens. O filme simplesmente mudou tudo. Não é a mesma história. Fiquei enfurecido pelo que eles fizeram com a obra e de saber que muita gente que viu o filme não lerá os livros. Já meu irmão só viu o filme e gostou.

Existe muitos outros que ocorreram a mesma coisa. Enquanto estamos lendo, a história é tão fantástica que a gente já imagina como será o filme, como a gente escreveria o roteiro pra ficar fiel ao livro, os atores que colocaríamos no lugar e que se parece com aquele que imaginamos em nossa mente. Lembro que eu queria que escolhessem o Christian Bale pra interpretar o personagem Robert Langdon do Código da Vinci.

Sou a favor de que o roteirista deveria ser obrigado a fazer a adaptação de um livro junto com um grupo de leitores fãs do livro. Se não houvesse consenso entre eles, não seria terminado. Ou que, pelo menos seja filmado por um diretor que tenha um pouco de feeling pra essas coisas como o Briam Singer que é fã de ficção científica e de quadrinhos e fez os ótimos X-men e Star Trek. É um fã trabalhando com o material que ele sabe reconhecer a importância devida.

Um comentário:

  1. Normalmente as adaptações do cinema sempre são catástróficas. Vi poucos filmes que conseguiram ser fieis aos livros, sempre um detalhe acaba escapando. Código da Vinci é um deles.
    Big Beijos

    ResponderExcluir