quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Descobrindo a quilometragem

Sempre quis ser um corredor, pelo menos de final de semana. A preguiça sempre foi maior. Aos poucos vou melhorando o condicionamento físico mas nada muito grande pra dizer “estou me exercitando adequadamente”. Tem dias que acordo animado e saio caminhando por ai, já outros é ócio somente. Mas nesta semana resolvi tomar as rédeas do meu sonho e aumentar a freqüência de exercícios aeróbicos para correr de verdade.

Uma coisa que me anima é vencer desafios. Se eu conseguir 10 num dia, amanhã quero fazer 20, depois 30 no seguinte e assim sucessivamente. Então primeiro tenho que ter tudo marcado com números pra saber se estou melhorando ou não. No local onde eu pretendo correr, não tem nenhuma marcação de distancia, então não sei quanto estou correndo. Isso me desanima por completo.

Então o esquema que usei foi descobrir primeiro um local onde tem esta marcação pra eu ver quanto tempo levo pra percorrer normalmente aquela distancia. Tendo este número, faço uma regra de três e descubro quando tempo uso pra percorrer o local onde tenho pra correr e chegar na distância.

Usei para isso a ciclovia da Praia Grande. Bem ou mal, ela informa a cada 100 metros a distância percorrida. Então do AP onde estava na praia da aviação até o final na praia do forte e voltar levei 1h48m e a distância informada pelas plaquinhas era de 9.400 metros. Voltando pra casa adotei minha tática. Fiz a caminhada pelo Parque de Toronto, próximo de cada, e levei quase o tempo da praia: 1h53. Logo tenho 9.853 metros para fazer minha corrida.

Hoje, sabendo a distância a percorrer, comecei minha corrida. Claro que como é a minha primeira, andei mais do que corri. Mas consegui em alguns momentos fazer um cooperzinho. Tempo final: 1h35. Amanhã tentarei diminuir mais. Vamos ver se dá pra continuar sem perder o animo.

Um comentário:

  1. Todo começo é assim mesmo, depois vc vai aumentar sua resistência e a tendência é só melhorar.
    Big Beijos

    ResponderExcluir