sábado, 6 de novembro de 2010

Restrição a livro de Monteiro Lobato

O Conselho Nacional de Educação queria restringir a leitura do livro Caçadas de Pedrinho do Monteiro Lobato por ser racista. Mas parece que haverá uma revisão e não será restringido, mas pode ter uma nota de página.

O politicamente correto é uma merda. Concordo que devemos ter mais cuidado com relação a preconceitos em geral, mas ter uma patrulha da censura barrando qualquer termo da lingua portuguesa por dar uma conotação negativa é uma besteira. Principalmente querer vetar uma obra importante da literatura nacional.

Com esse excesso de restrições acabam criando até piadas como a "cota de negros pra qualquer coisa que a gente faça, ou tudo que vier a palavra preto tem que ser trocada por afro-descendente. O racismo é terrivel e deve ser combatido, mas ficar prestando atenção a cada palavrinha dita ou escrita pra julgar se a pessoa foi preconceituosa ou não é coisa de psicótico.

Racismo se combate nas atitudes, não nas palavras. Quando se vê alguém ser desrespeitado, excluído, diminuído ou tratá-lo como ser inferio apenas pela sua raça, ai sim deve-se tomar uma medida drástica, inclusive por ser um crime inafiançávvel e imprescritível. Agora ficar policiando textos preconceituosos... podiam vetar a Bíblia então, que é cheia de termos "politicamente incorretos".

Um comentário: